Macau tem em Maio um mês de resultados antagónicos

O passado mês foi um período de resultados apostos para Macau. Sendo certo que continua a gerar um lucro sustentado nos últimos tempos, Maio marca uma interrupção nesse crescimento contínuo de dois dígitos. Tal poderia até nem ser mencionado pois Maio também representou o segundo maior montante mensal de sempre (primeiro lugar fica ainda o mês de Outubro do ano passado).

Analisando os números, os rendimentos de Maio foram positivos e continuam com a toada crescente dos últimos meses. De qualquer modo, os números também mostram o valor mais baixo em termos de crescimento desde Julho de 2009.

Maio gerou cerca de 3.3 mil milhões de dólares; este é o segundo número mais alto de sempre mas bastante inferior ao aumento entre os 70-90% que Macau “sentiu” em 2010. A receita bruta de Maio apresenta apenas um crescimento de 7,3% em relação ao mesmo mês no ano de 2011. O total de receitas em Abril subiram no entanto cerca de 22% quando comparado ao mesmo período no ano passado.

Muitos analistas já tinham previsto este abrandamento mas também é certo que os constantes recordes quebrados por Macau tinham colocado muitos deles em dúvida. Estes justificam este abrandamento devido à desaceleração da economia chinesa. Contudo, existem ainda outros especialistas que defendem que o mercado do jogo em Macau irá manter-se sólido muito graças ao aumento da classe média na China.

Seja como for, os próximos meses irão ajudar a revelar esta tendência, apesar de todos concordarem que Macau continua a gerar receitas sólidas mês após mês.